quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tú és este homem!


Esta frase impactante foi proferida por Deus, através do profeta Natã, para o Rei Davi. Para entender melhor a minha linha de raciocionio, seria importante fazer uma pausa e conferir na Bíblia Sagrada em II Samuel cap. 11 e também o cap. 12. Imagino que naquele momento, ao ouvir aquelas palavras, Davi deve ter praticamente caído ou mesmo se jogado do seu trono com o rosto em terra e, em reverencia à presença de Deus, reconheceu e confessou imediatamente: "Pequei contra o Senhor".
No momento em que ele deveria estar na guerra liderando seus soldados, Davi preferiu mandá-los aos campos de batalha sob as ordens de Joabe e  ficar em Jerusalém, descansando ociosamente; enquanto passeava pelo seu palacio, viu Bate-Seba, a desejou e a possuiu indevidamente. Para acobertar esse adultério, chamou Joabe e deu-lhe instruções para que colocasse Urias, marido de Bate-Seba, na linha de frente da batalha; essa conspiração resultou na morte de Urias caracterizando um homicidio. É por isso que o profeta Natã afirmou que Davi matou Urias com a espada dos filhos de Amom.
Quando leio a respeito da vida do Rei Davi, fico consternada com a existência dessa mancha pecaminosa em sua vida. Um homem segundo o coração de Deus (Bíblia Sagrada, I Samuel 13:14), que participou de grandes batalhas e sempre saiu vitorioso e que também foi perseguido e odiado por seu sogro, mas sempre recebeu livramento da parte de Deus, porém, num momento de distração, acabou desejando o que não lhe pertencia; por fim, consumou um pecado elaborado com todos os detalhes, de forma bastante racional e consciente. Uma coisa é tomar posse de alguma coisa que não tem dono; outra coisa é possuir algo ou alguém que não nos pertence.
Sabemos que a cada tentação que o inimigo apresenta para nos enganar, o Espírito Santo de Deus estará sempre a nos alertar… "foge!". Aí está o maior perigo, pois a "carne", que corresponde ao nosso sentimento volitivo de desejos e sentimentos do corpo é fraca e instiga nosso pensamento a engendrar em como seria bom possuir o que não nos pertence (Bíblia Sagrada, Gálatas, 5:16-21). Tiago escreve muito bem a respeito do pecado sendo gerado em nossa mente: "Cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos." (Bíblia Sagrada, Tiago 1:14-16).
Muitos homens de Deus pecaram, não porque estavam no lugar e na hora errada, mas sim porque não quiseram ouvir a voz do Espírito Santo que sempre nos avisa com antecedência a tempo de fugirmos; não podemos esquecer que nosso livre-arbítrio dado por Deus nos responsabiliza pelos nossos atos. Como diz o Apóstolo Paulo: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém: todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. (Biblia Sagrada, I aos Corintios 6:12 e também 10:23)".
Como já disse anteriormente, quando tentamos entrar por caminhos que nos levarão ao fracasso, Deus sempre nos manda um alerta de "volte" ou "fuja". No caso de Davi, o pecado foi adulterio, mas temos outros exemplos bíblicos que Deus também alertou com respeito a outros tipos de pecado.
No principio da criação Eva foi enganada pelo diabo através da serpente; sabemos que esse apelo ao pecado não foi momentâneo, mas durou um certo período de tempo, o suficiente para que Eva, antes de pecar, compartilhasse aquele fato com Adão e juntos seriam mais fortes para combater a tentação. (Bíblia Sagrada, Gênesis cap. 3)
Outro exemplo é o de Caim; Deus o alertou para que não cometesse homicidio, mas foi em vão e acabou matando seu irmão, apenas por ciúmes. Por esse pecado ele sofreu pelo resto de sua vida. (Bíblia Sagrada, Gênesis 4:1-14)
O exemplo mais clássico é o de José quando foi tentado diversas vezes pela mulher de Potifar; ele sempre se esquivava pois temia a Deus. Um dia aquela mulher planejou e criou circunstancias favoráveis para seduzir José, porém este entendeu que a única atitude possível era fugir do local e crer que Deus daria o livramento. Por permissão divina José foi para a prisão, porém sabemos que Deus estava no controle de todos esses fatos. No momento certo José foi exaltado (Bíblia Sagrada, Gênesis cap. 39) e se tornou o Governador do Egito (Bíblia Sagrada, Gênesis cap. 41).
Assim acontece na vida de todo aquele que se propõe a servir a Deus com integridade de coração. Nosso adversario, o diabo, não tem pressa e não se cansa, pois sendo espírito não está sujeito às dificuldades que enfrentamos com nosso corpo terreno. Cabe a nós ouvir a voz de Deus e fugir, literalmente, das circunstancias que estão nos instigando ao pecado.
Se ao ler esta mensagem você percebeu que está enredado em situação semelhante a essas descritas acima, entenda como talvez essa leitura, possa ser o último aviso da parte de Deus para livrar sua vida da perdição. Lembremos sempre que qualquer pecado proporciona consequências às vezes irreversíveis. Tomemos cuidado e não nos deixemos ser enganados pelo nosso adversario, que sempre quer incutir em nossa mente que ninguém está vendo ou percebendo, sem contar que Deus está vendo e sabendo das nossas intenções quando agimos. Faça como José: fuja e Deus te dará o devido livramento.
Leituras complementares na Bíblia Sagrada:
PS: se você foi tocado por esta palavra, divulgue o mais que puder, pois alguém poderá estar precisando de um livramento.
Postado por Sonia Costa
Em 29/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador