terça-feira, 26 de julho de 2011

EDITORIAL - Atraídos pela Ética ou pela Estética?

UMA TEORIA: Eva trocou a ética pela estética. Deus falava com Adão e não com Eva. No paraíso o homem era o portavoz de Deus e não a mulher. Esta era a ética ideal para o Éden, um principio de comportamento que não deveria ser violado.   
               
Há quem entenda que para burlar esta regra, Eva precisava ser referendada por uma autoridade espiritual superior ao Deus de Adão.

A serpente alegou ser dona de uma sabedoria superior, e para tanto apresentou uma documentação falsa de divindade, mas foi convincente. Ainda hoje, demônios se apresentam como se fossem pessoas mortas, o que lhes da uma certa credibilidade diante dos que a amam.

Depois de convencida, Eva estava pronta para ouvir uma proposta, que deveria ser passada ao marido. Era importante que o marido, ainda vinculado a ética do Éden, tomasse a decisão final: Sereis iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal, e de forma mais profunda, como praticantes capazes de circular livremente pelos dois lados. Foi assim que nos transformamos em uma fonte capaz de gerar tanto água doce como salgada, acima da ética.

Deus desenvolveu uma ética comportamental, mas o diabo nos desvia dela arquitetando novas formas estéticas. O fruto da árvore serviu para estes padrões. Era de bom paladar, agradável aos olhos e trazia consigo uma novidade: "o conhecimento do mal".

Adão cedeu. A mulher lhe impôs um cabresto tecido com fios de ilusão, propaganda enganosa e a possibilidade de, juntos, alcançarem sensações inéditas. Uma dimensão de vida onde a única regra capaz de nortear suas ações seria: Viva sem regras e faca o que der na telha. Cada um, depois de promovido a posição de seu proprio Deus, faz a sua propria cartilha.

Esta negociação continha os mesmos elementos da proposta feita, com sucesso, aos anjos. Ora, se ate mesmo a terça parte deles caiu neste conto, com os homens seria moleza. E o pior e que foi. 

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador