sábado, 23 de julho de 2011

A Vida É Dura para Quem É Mole

Extraído deste livro

Já vivi o suficiente para descobrir que a vida “não é brinquedo não”. É preciso manter a forma, tanto mental, como emocional e espiritual. Ultimamente muito tem se falado a respeito de uma atividade que, sem dúvida alguma, pode se tornar decisiva: o preparo físico. Em alguns momentos, este ponto é que fará a diferença.

Não pretendo me apresentar como o atleta do século. Candidatar-me ao título de Mister Universo, nem pensar. Simplesmente faço algumas flexões, ameaço umas abdominais e pratico várias formas de alongamento.         

Gosto de praticar esportes, e de vez em quando ainda faço umas caminhadas. Diga-se de passagem, durante uma boa caminhada podemos orar e meditar na Palavra, unindo assim o útil ao agradável.

Apesar de poder enumerar algumas de minhas atividades físicas, não me considero um modelo de desportista.

Enquanto eu lecionava no Seminário Palavra da Vida, em Atibaia, motivado pela filosofia pedagógica, acompanhava os alunos durante a prática de educação física e os esportes. A idéia era que quanto mais os professores convivessem com os alunos, maior seria a influência sobre eles.

Chegamos a apelidar o campo de futebol como “laboratório de pesquisa do velho homem”. E quer saber de uma coisa? Não conheço um local melhor para medir quantos quilos de carne suja ainda carregamos! Dava para perceber claramente, em alguns lances mais disputados, como a carne milita contra o espírito.


Meus filhos passaram boa parte da sua infância neste ambiente de convivência e desafios. Andaram comigo por estes caminhos que provocam a alma e estimulam reações boas e más. Ninguém melhor do que minha família pôde constatar que sou normal, algumas vezes reajo bem e em outras... Hum, é melhor nem pensar!

Bom, vamos mudar de assunto. Nada como o ar bucólico para nos estimular a prática de alguns esportes, não é mesmo? Em Atibaia, Lídia e eu levávamos as crianças para algumas atividades. Caminhávamos em volta do lago, parávamos para pescar alguns lambaris, disputávamos corridas, nadávamos juntos na piscina e até alpinismo já fizemos.

Naquela época, eles não eram páreo para mim. Hoje, adivinha quem não é páreo para quem? Em tempos idos, quem me visse passar correndo, dizia: “Lá vêm os filhos do Bira correndo atrás dele!” Hoje, quando eles passam, o povo pergunta: “Cadê o Bira? Será que ele vai chegar?” Minha certidão de nascimento amarelou e eu tenho de dosar um pouco, se não, acabo azulando. Estas coisas não são fáceis para quem já está queimando óleo pra lá de cinqüenta...

Na realidade, estes momentos de práticas esportivas eram oportunidades para a família ficar junta. Você nem imagina como isto é bom. Dá até para chegar ao coração da criança bem mais rapidamente do que se limitarmos nosso relacionamento apenas aos discursos. Ninguém ensina a criança o caminho em que deve andar, apontando para o caminho, mas, sim, indo na frente e mostrando como se faz.

“Para que temas ao Senhor teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos, que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos dias da tua vida, e que teus dias sejam prolongados.” E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; “E as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Dt. 6.2, 6,7).

Este texto me traz uma idéia de movimento. Sentar, levantar deitar e andar. O que existe mais importante nesta vida do que ver seus filhos crescerem sadios, tanto física como espiritualmente? O preço deste prazer pode incluir algumas caminhadas. Jesus mesmo falou de caminhar com o ofensor por duas milhas. Não é qualquer um que agüenta isto, meu amado. É preciso tanto preparo físico quanto espiritual!


Enquanto a gente anda, conversa, avalia, pede perdão, dá as mãos e se abraça. Você conhece algum lugar neste mundo onde a gente é mais “lixado” do que o lar? As pressões são muitas e diante dos nossos não temos a mínima necessidade de dissimular, de fazer “cara de crente” ou recitar aquelas famosas frases feitas para quem deseja parecer consagrado. Em família, abrimos o verbo, não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador