sexta-feira, 3 de junho de 2011

IGREJA EVANGELICA AMBIENTAL - O DESPERTAR ECOLOGICO



POR RITA SEURET

ADVOGADA E CONSULTORA AMBIENTALISTA

WWW.3DAY-ECOLOGICAL.COM





É de extrema necessidade e urgência, a implementação de uma agenda ecológica nas Congregações evangélicas!


Na prática ainda é bem lenta a consciência ecológica em meio as pessoas nas Instituições, desde as pequenas até as grandes.


Qual a Congregação hoje que faz reciclagem do seu lixo ou, então, possui coletores ecológicos?


Seria um bom começo, além de contribuirmos com o meio ambiente, geramos trabalho e, fonte de renda.


Cumpre citar Norberto Bobbio, na sua magnífica obra A era dos direitos, lembrando que os direitos não surgem todos de uma vez: "nascem quando devem ou podem nascer", sendo direitos históricos, surgindo de "lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes"'.


A consciência de um direito surge da necessidade de sua proteção e tal necessidade se apresenta quando existe ofensa ou ameaça de lesão. O homem sempre viveu em contato com a natureza e, na satisfação de suas necessidades, usando elementos da natureza.


Todavia, o fazia de forma equilibrada, de modo que o ambiente era preservado. Com a vida moderna e o desenvolvimento das relações econômicas, as pessoas (naturais e jurídicas em especial), deixaram de preservar a natureza, passando a usá-la abusivamente, atentando contra o meio ambiente, trazendo desequilíbrio.


A Igreja, como exemplo, deve trazer ações mais efetivas na preservação e conservação do meio ambiente.

Nessa reflexão, pretendo trazer a suma importância do papel das Igrejas na Sustentabilidade da nossa Casa, o Planeta Terra e, que meio ambiente não é assunto apenas de governo ou de participação individual, mas também está voltada para a Igreja como corpo de Cristo.


DESPERTAI!!!


Um comentário:

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador