sábado, 26 de agosto de 2017

Livre Arbítrio ou predestinado?

Livre Arbítrio? Endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército; e saberão os egípcios que eu sou o Senhor. Eles assim o fizeram" (Êxodo‬ ‭14:4‬).

Deus endureceu o coração de Faraó? Sim, mas será que foi para condená-lo ao inferno, ou o propósito aqui foi mostrar quem está acima dos Reis? A represa construída por faraó encheu, progressivamente, mas suas comportas e paredes não resistiram a pressão exercida pela soberania de Deus. Não lhe restou outra alternativa, senão permitir a Moisés, que levasse o seu povo dali. Deus deu uma missão para Moisés, mas também lhe deu os instrumentos necessários para realizá-la.

Deus ermitiu a Faraó uma última afronta ao enviar seu poderoso exército para enterrar os Israelitas nas areias brancas do deserto, mas seus carros e cavaleiros se afogaram nas águas do Mar Vermelho. Ficou claro, que a vontade de Deus é soberana e acontecerá, seja qual for o nível de resistência oferecido pelos poderosos da terra ou do Céu (LeitComp Rm 9.16,17). Esta mesma narrativa foi usada, por Paulo, para ilustrar a sua tese sobre a irresistível soberania de Deus e não para falar de uma graça irresistível. Não foi dito aqui, que Faraó foi predestinado para a perdição, mas sim, para resistir ao pedido de Moisés.

Faraó resistiu a ação do Espírito de Deus e talvez tenha cometido o pecado sem perdão, mas isto não está explícito aqui. Deus tem o coração do Rei em suas mãos e o inclina para o lado que bem entender (LeitComp Pv 21.1). Lhe dá a liberdade de escolha, mas puxa a corda ou a libera para que a pipa criada, por ele, se mantenha na altura certa.

O povo escolhido estava destinado a gerar o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo e não havia ninguém capaz de resistir a isso. Para os deterministas mais radicais, nem o chamado pecado sem perdão poderá evitar a salvação de um predestinado.

A Bíblia fala de predestinação? claro, mas também fala sobre livre arbítrio, por este motivo há tantos apelos e convites para a salvação (LeitComp 1Pedro 1.2).

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador