sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O debate está na moda



Compareci a várias entrevistas na TV. Para uma delas o IBOPE deu audiência de cem milhões de pessoas, em outra 30 milhões.



Confesso que a tentação de promover a mim mesmo foi grande, quase suplantou a motivação inicial de mostrar Jesus.

Preciso resolver isto dentro de mim antes de voltar a aceitar este tipo de convite. A soberba pessoal leva-nos até a empáfia institucional, o mesmo pecado que provocou a queda de satanás (Eu subirei e me assentarei no trono do altíssimo).

Ele tentou e conseguiu passar isto para Adão, alimentando nele o desejo de ser igual a Deus, mas não conseguiu convencer a Jesus, apesar de lhe prometer os reinos deste mundo se .....

Há sempre um SE, uma condição. A Igreja representa a Jesus, mas não é o seu substituto.

Talvez este modelo tenha mesmo de ser destruído por megalomaníacos desenfreados, para que o Corpo se refaça. Nabucodonosor e seu exército foram chamado de "arco e flecha de Deus".

Precisamos voltar aos humildes começos, à mangedoura, às sandálias, ao jumento e à Cruz, ao reclinar nossa cabeça na pedra, jogando fora o alforge, o luxo, o avião, o horário nobre, os títulos e a pompa.

Os prejuízos que ocorrem dentro de mim, quando me posiciono por detrás das câmaras, podem ser maiores para o Reino do que os lucros que o mesmo Reino venha a ter na telinha.

O recrudecimento da polêmica precisa ser tratado com firmeza, mas com amor, esclarecendo o que está por detrás disto tudo. Mas sem causar a infiltração deste vírus radicalizador que a polêmica sempre atrai. Creio que o trigo e o joio se repelirão naturalmente.

Trazer ao grande público informações erradas, mesmo que o façamos de peito empinado, só servirá para suscitar o disse me disse.

Jesus falou mais sobre o Céu do que sobre inferno. Veemência não muda esta conta, principalmente se feita para dar impressão de conhecimento. Você viu alguém falar isto ultimamente?

Nas instituições religiosas engano corre solto, mas o Corpo possui antivirus e rejeita marcas danosas como Ananias e Safica. Errar é humano, mas precisamos saber se foi um erro ou um chute teológico proposital para construir um personagem supostamente conhecedor. 

Julgamento precipitado é pecado, mas não seja bobinho.


Mateus: Céu - 33 vezes; Inferno - 9 vezes.
Marcos: Céu - 16 vezes; Inferno - 3 vezes.
Lucas: Céu - 36 vezes; Inferno - 3 vezes.
João: Céu - 17 vezes; Inferno - 0.
Total: Céu - 102 vezes; Inferno - 15 vezes.

É só olhar na concordância. Leva 2 minutos. Estamos engolindo qualquer sapo, prego e agulha, porque nos curvamos diante da empáfia e não diante de quem é manso e humilde de coração. Os tempos mudaram e com ele mudaram os conceitos.

Princípios bíblicos são eternos e inegociáveis. A flor e a erva, quem quiser que fique com elas, prefiro encher meu caminhão com aquilo que jamais passará.

Utilizar truques de oratória para dar a impressão de conhecimento não corresponde ao comportamento cristão. Nos debates políticos a gente vê muitos chutes deste. Na boca de um cristão isto soa como um instrumento desafinado.

A radicalização alimenta a paixão, enquanto esta impede a correta avaliação. O amor não cega, tudo sabe e tudo vê (1Co 13). Precisamos nos abrir para o diálogo. Já tentei falar diretamente com os grandalhoes, mas o acesso é dificultado, se dá apenas por assistentes, sites, comunidades, etc. O amor à verdade poderá romper estas barreiras?

Quem não está aberto para o amor não se importa se os demais irmãos estão consumidos pelo engano e por paixão sedutora.

O conhecimento é libertador. Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Ubirajara Crespo  ( @ubiracrespo )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador