sexta-feira, 8 de julho de 2011

A SALVAÇÃO É PELA FÉ OU PELAS OBRAS ?

Muitos estudiosos da Bíblia encontram um irreconciliável

conflito entre Paulo e Tiago acerca do que ensinaram

sobre a fé e as obras. Paulo ensina que a salvação é

recebida pela fé e não pelas obras (Ef 2.8,9). Tiago, por sua

vez, ensina que sem obras a fé é morta (Tg 2.17).


A grande pergunta é: Existe alguma contradição entre

Paulo e Tiago? Estão esses dois escritores bíblicos em

conflito? A fé exclui as obras ou as obras dispensam a fé?

Precisamos entender que não há contradição nas Escrituras.

Paulo e Tiago não estão batendo cabeça. Eles estão falando

a mesma verdade, sob perspectivas diferentes. Paulo fala

da causa da salvação e diz que somos salvos pela fé

independente das obras. Tiago fala da consequência da

salvação e diz que as obras é que provam a fé.


Tanto a fé como as obras são fundamentais quando se

trata da salvação. A fé é a raiz e as obras são o fruto. A

fé produz o fruto das obras e as obras procedem da seiva

que vem da raiz. A fé é a causa e as obras o resultado. Não

somos salvos por causa das obras, mas para as boas obras.

Não praticamos boas obras para sermos salvos, mas porque

já fomos salvos pela fé. As obras não nos levam para o céu,

mas aqueles que vão para o céu, porque foram salvos pela fé,

serão acompanhados por suas obras.


Tanto a fé como as obras procedem de Deus. A fé é dom de Deus.

Não geramos a fé, recebemo-la. As obras que praticamos são

inspiradas pelo próprio Deus, pois é ele quem opera em nós

tanto o querer quanto o realizar. De tal forma que não há espaço

para soberba por parte de quem crê nem por parte de quem realiza

boas obras, pois tanto a fé como as obras vieram de Deus e devem

ser direcionadas para Deus. Nossa fé deve estar em Deus e nossas

obras devem ser feitas para a glória de Deus.



Deus mesmo planejou nossa salvação e ele mesmo a executa. Ele

mesmo é quem abre nosso coração para crermos e ele mesmo nos

dá poder para realizarmos as boas obras que atestam a autenticidade

da fé. A fé prova nossa salvação diante de Deus e nossas obras diante

dos homens. Deus vê a fé, os homens as obras. Fé e obras não se

excluem, completam-se. A raiz sem frutos está morta; o fruto sem a raiz inexiste.


Aqueles que defendem a salvação pela fé sem a evidência das obras

laboram em erro. De igual forma, aqueles que julgam alcançar a salvação

pelas obras sem a fé. É preciso afirmar com meridiana clareza que a

salvação é só pela fé e não pela fé mais o concurso das obras. Porém,

a fé salvadora nunca vem só. A fé salvadora produz obras. Não provamos

nossa salvação pela fé sem as obras, mas pela fé mediante as obras.

As obras não são a causa da salvação, mas sua evidência.


Concluímos, afirmando que não há qualquer conflito entre Paulo e Tiago.

Não há qualquer contradição entre fé e obras. Não podemos confundir

causa e efeito. Toda causa tem um efeito e todo efeito é produzido por

uma causa. As obras não substituem a fé nem a fé pode vir desacompanhada

das obras. Fé e obras caminham de mãos dadas. Não estão em lados opostos,

mas são parceiras. Ambas têm o mesmo objetivo, glorificar a Deus pela salvação.

Somos salvos pela fé e somos salvos para as obras. Recebemos fé e fomos

preparados de antemão para as obras. Não há merecimento na fé nem nas

obras. Ambas vem de Deus. Ambas devem glorificar a Deus. Ambas estão

conectadas com nossa salvação. A fé nos leva a Cristo e as obras nos levam

ao próximo. A fé nos coloca de joelhos diante de Deus em adoração e as obras

nos coloca de pé diante dos homens em serviço. Somos salvos pela fé para

adorarmos a Deus e somos salvos para as obras para servirmos ao próximo.



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