Muitos estudiosos da Bíblia encontram um irreconciliável
conflito entre Paulo e Tiago acerca do que ensinaram
sobre a fé e as obras. Paulo ensina que a salvação é
recebida pela fé e não pelas obras (Ef 2.8,9). Tiago, por sua
vez, ensina que sem obras a fé é morta (Tg 2.17).
A grande pergunta é: Existe alguma contradição entre
Paulo e Tiago? Estão esses dois escritores bíblicos em
conflito? A fé exclui as obras ou as obras dispensam a fé?
Precisamos entender que não há contradição nas Escrituras.
Paulo e Tiago não estão batendo cabeça. Eles estão falando
a mesma verdade, sob perspectivas diferentes. Paulo fala
da causa da salvação e diz que somos salvos pela fé
independente das obras. Tiago fala da consequência da
salvação e diz que as obras é que provam a fé.
Tanto a fé como as obras são fundamentais quando se
trata da salvação. A fé é a raiz e as obras são o fruto. A
fé produz o fruto das obras e as obras procedem da seiva
que vem da raiz. A fé é a causa e as obras o resultado. Não
somos salvos por causa das obras, mas para as boas obras.
Não praticamos boas obras para sermos salvos, mas porque
já fomos salvos pela fé. As obras não nos levam para o céu,
mas aqueles que vão para o céu, porque foram salvos pela fé,
serão acompanhados por suas obras.
Tanto a fé como as obras procedem de Deus. A fé é dom de Deus.
Não geramos a fé, recebemo-la. As obras que praticamos são
inspiradas pelo próprio Deus, pois é ele quem opera em nós
tanto o querer quanto o realizar. De tal forma que não há espaço
para soberba por parte de quem crê nem por parte de quem realiza
boas obras, pois tanto a fé como as obras vieram de Deus e devem
ser direcionadas para Deus. Nossa fé deve estar em Deus e nossas
obras devem ser feitas para a glória de Deus.
Deus mesmo planejou nossa salvação e ele mesmo a executa. Ele
mesmo é quem abre nosso coração para crermos e ele mesmo nos
dá poder para realizarmos as boas obras que atestam a autenticidade
da fé. A fé prova nossa salvação diante de Deus e nossas obras diante
dos homens. Deus vê a fé, os homens as obras. Fé e obras não se
excluem, completam-se. A raiz sem frutos está morta; o fruto sem a raiz inexiste.
Aqueles que defendem a salvação pela fé sem a evidência das obras
laboram em erro. De igual forma, aqueles que julgam alcançar a salvação
pelas obras sem a fé. É preciso afirmar com meridiana clareza que a
salvação é só pela fé e não pela fé mais o concurso das obras. Porém,
a fé salvadora nunca vem só. A fé salvadora produz obras. Não provamos
nossa salvação pela fé sem as obras, mas pela fé mediante as obras.
As obras não são a causa da salvação, mas sua evidência.
Concluímos, afirmando que não há qualquer conflito entre Paulo e Tiago.
Não há qualquer contradição entre fé e obras. Não podemos confundir
causa e efeito. Toda causa tem um efeito e todo efeito é produzido por
uma causa. As obras não substituem a fé nem a fé pode vir desacompanhada
das obras. Fé e obras caminham de mãos dadas. Não estão em lados opostos,
mas são parceiras. Ambas têm o mesmo objetivo, glorificar a Deus pela salvação.
Somos salvos pela fé e somos salvos para as obras. Recebemos fé e fomos
preparados de antemão para as obras. Não há merecimento na fé nem nas
obras. Ambas vem de Deus. Ambas devem glorificar a Deus. Ambas estão
conectadas com nossa salvação. A fé nos leva a Cristo e as obras nos levam
ao próximo. A fé nos coloca de joelhos diante de Deus em adoração e as obras
nos coloca de pé diante dos homens em serviço. Somos salvos pela fé para
adorarmos a Deus e somos salvos para as obras para servirmos ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador