sábado, 4 de junho de 2011

SÉRIE AS 33 SOCIEDADES 1 - O QUE É MAÇONARIA

 

by Ric Padilha

 

 

O QUE É MAÇONARIA

 

 

 

 

A  Maçonaria surgiu na Idade Média como uma associação de trabalhadores de construções, daí o seu nome que é derivado do termo inglês “mason”, que significa pedreiro. Ela tornou-se a maior irmandade ou “sociedade secreta” do mundo, com estimados cinco milhões de integrantes espalhados por todos os cantos do planeta, uma estrutura com 33 graus hierárquicos e a prática de cerca de 70 rituais. A inspiração para a maçonaria, segundo alguns pesquisadores, vem da construção do Templo do Rei Salomão em Jerusalém, no ano de 967 a.C. Os trabalhadores que participaram da construção, provavelmente uns dos primeiros pedreiros da história, tinham como mestre Hiram Abiff, que seria o guardião do segredo do templo. Abiff foi sequestrado e ao recusar-se a revelar o segredo acabou assassinado. Por morrer sem revelar os segredos de sua profissão Hiram Abiff virou um herói inspirador para os futuros maçons. Mas há outras versões para a origem da maçonaria que vão de cultos a Isis e Osíris, no antigo Egito, a seus vínculos com os Cavaleiros Templários. Independente da sua origem, a maçonaria moderna tem como ideal a defesa da liberdade, da igualdade e da fraternidade e suas reuniões têm como objetivo o debate intelectual. Apesar de ter rituais espirituais e ter tido entre seus membros líderes políticos como Benjamin Franklin e George Washington, nas reuniões da maçonaria não é permitida qualquer menção à política ou à religião.

Tradições maçônicas

As fundações da maçonaria são os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Os membros devem acreditar em Deus, respeitar a moral, praticar filantropia e cumprir as leis dos países em que vivem. Ainda que o propósito de suas reuniões seja o debate intelectual, qualquer menção a política ou religião é proibida.
A maçonaria é composta por grupos chamados Lojas, que juram aliança a uma Grande Loja ou Grande Oriente (nos EUA, há usualmente uma por Estado). Cada Loja precisa ser licenciada oficialmente pela Grande Loja, e recebe um nome, número e título. Cada loja mantém um regimento próprio. Os membros de cada Loja têm senhas, apertos de mão e sinais secretos que permitem que se reconheçam.
Loja maçônica
Foto cortesia da Raleigh Lodge 770-Memphis
Vista interna de uma loja maçônica
Os dirigentes de uma loja incluem um mestre, um guardião sênior (que ajuda o mestre e assume suas responsabilidades quando o mestre não está presente), um guardião júnior (que garante que os maçons em visita disponham das credenciais corretas), um tesoureiro (que recebe as taxas dos membros e paga as contas da loja), um secretário (encarregado das atas de reuniões e outras tarefas administrativas), um diácono sênior (que orienta os visitantes e os novos membros da loja) e um diácono júnior (que serve como mensageiro da casa). A depender da loja pode haver também um Guarda Interno (responsável pela guarda da porta), um capelão (que conduz as orações), um diretor de cerimônias (que garante que os rituais estejam sendo seguidos devidamente), e um organista. O mestre, eleito por voto secreto, deve garantir que os membros da loja cumpram as normas.
 

 
 
Os ícones da maçonaria são altamente simbólicos. O principal símbolo é um esquadro ( a medida reta para viver – a Biblia e a Lei ) e um compasso ( o raciocíio e o juizo humano no momento de aplicar a Bíblia e a Lei – a jurisprudência) em torno de uma letra "G".
 
O G representa Deus ( ou a letra pê , do alfabeto hebraico invertida como se fosse vista por reflexo de um espelho –que representa A PALAVRA), ou, alternativamente a geometria sagrada dos maçons operacionais originais; o esquadro encoraja os membros a agirem de forma reta com todas as pessoas; e o compasso responde pela criação de limites na vida. Os maçons usam um avental característico, decorado com os emblemas da organização.
O simbolo aqui exposto corresponde ao grau de aprendiz, pois o Compasso está resguardado pelo esquadro, quando se é “Companheiro” uma das pontas do Compasso está sobre o Esquadro, Já os Mestres usam o Esquadro completamente atrás do Compasso.



IMPORTANTE : as informações aqui contidas são acadêmicas, sem especulações e objetos da mística e imaginação popular. e sem opiniões de membros expulsos da ordem maçônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador