segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Entre o choro e a alegria

Dá um tempo entre o choro e a alegria

Salmos 30:5 NTLH: O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria.

Choro e alegria são ocorrências sazonais, se alternam e, dependendo do tamanho de sua causa, podem variar de intensidade. Enquanto estes sentimentos permanecerem sob o nosso controle, podemos nos considerar como pessoas emocionalmente normais.

Dose certa, frequência aceitável e intensidade proporcional tanto ao tamanho da problema quanto da bênção. O abatimento extremo diante de dificuldades corriqueiras e/ou euforia incontrolável provocada por pequenas conquistas, pode indicar vulnerabilidade emocional, sobrecarga hormonal, pecado e/ou rachaduras na armadura dada por Deus.

Quando o seu filho deu os seus primeiros passos, ou quando ele falou mamãe pela primeira vez, a sua euforia foi proporcional à importância do momento.
Quando a febre de seu nenê atingir a marca dos 40 no termômetro, a preocupação intensa se justifica, desde que não provoque uma desorientação capaz de lhe impedir de tomar as devidas providências.

Euforia e choro além do limite e de durabilidade além do normal, indicam anormalidade, assim como ocorre ao excesso de tranquilidade. Emoções provocadas por ameaças, perigos iminentes, dores agudas deveriam ligar o nosso estado de alerta e iniciar uma série de providências e a busca por soluções.
Pelo menos uma noite deve separar o choro da alegria.

Creio que seria bom se a diferença de tempo entre este tipo de noite e esta manhã fosse bem maior do que apenas 24 horas. Passagens rápidas demais entre um estado e outro, podem ser sintomas de anormalidade.

Do meu ponto de vista, a primeira providências seria orar e pedir a Deus que mostre a origem do problema. Médicos são bons nisto e possuem recursos que ajudam a descobrir. Podemos usar o arsenal terapêutico dominado por médicos e psicólogos.

- Exorcistas ambulantes não devem ser o primeiro recurso, mas um dos últimos.
- A precipitação pode ser mais um dos sintoma que revelam desequilíbrio.
- Mais do que tudo, você precisa o amor da sua família, o amparo do seu pastor, as manifestações de apreço da parte dos amigos mais íntimos, a oração e a leitura constante da Palavra.

Tudo na dose certa e na hora exata.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador