quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O uso apropriado dos dons

Fl 1:9. E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo.

— Se você crê na contemporaneidade dos dons, por que não prega mais insistentemente sobre o assunto ?

Creio que há, na Bíblia, alguns temas mais importantes do que outros. Paulo está falando sobre isto neste capítulo ao mencionar aquilo que chama aqui de "coisas excelentes".

Me parece separar alguns itens nos quais colocou este rótulo. Amor, pleno conhecimento e o melhor dos seus subprodutos, o discernimento. Paulo não deixou de fora itens como sinceridade e mansidão (sem agredir oi Sentir-se vítima).

Elencarei aqui, apenas um dos itens carimbados como excelentes, o amor. O mesmo Paulo disse em outra de suas cartas, que o amor é o mais perfeito catalisador, pois associado às nossas ações, as transforma em algo que merece o carimbo da excelência. Tudo o que é feito com amor, vira bênção e tudo o que é feito com qualquer outro tipo de motivação, é como o barulho de um sino oco. Pode até parecer bonito, mas acaba incomodando.

Não conceda aos dons um valor superlativo, pois, por si só, não trazem muita coisa, a menos que o seu uso seja motivado por amor. Mesmo quando a inexperiência provocar um uso desajeitado dos dons e capacitações, o amor cobre, agasalha e estende uma manta protetora, até sobre uma multidão deste tipo de pecado.

1Pd 4.8. "... tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados".

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador