domingo, 21 de outubro de 2012

Comunhão dos Santos


By Ricardo Padilha
www.ricmobi.tk 

Uma das palavras mais evitadas em pregação é a COMUNHÃO DOS SANTOS 

Sobre este tema temos dois aspectos visuais, sendo o primeiro no Antigo Testamento onde a trilogia da dinâmica divina era  Deus, Terras , Povo (  isto está claro em Levítico 19:2 , onde os termos Deus, Senhor, Congregação e Israel são citados com a maior pompa e cerimônia ).

Quando analisamos a Teologia Judaica percebemos a imensa importância que se dava a COMUNIDADE e a quase nenhuma importância que se dava a INDIVIDUALIDADE e ao ser humano, enquanto humano , carente e cheio de falhas, e se esperava que este velho homem, mesmo dentro de dificuldades imensas trabalhasse para satisfazer normas que o identificavam como membro do grupo ISRAEL e , portanto, como uma parte componente da comunidade de DEUS. O HOMEM PELO ESTADO TEOCRÁTICO sendo o próprio homem menos importante que a COMUNIDADE.

O segundo aspecto do termo COMUNHÃO DOS SANTOS vem através de uma frase que se atribui a Jesus ( E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.
E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus. Lucas 10:8-9).

Nestes termos a individualidade é a chave da existência da COMUNHÃO, o ser, e não a sociedade ou as normas sociais e religiosas. Também o que identifica o Ministro não é o " sacrificar animais para obter perdão" mas a PRESTAÇÃO DE SERVIÇO - SOCIAL E RELIGIOSO, E ANUNCIAÇÃO DO EVANGELHO ( ANUNCIAÇÃO QUE AS COISA MUDARAM, QUE OS DITAMES DE DEUS FORAM MODIFICADOS, DESDE QUE A VELHA LEI NÃO ELEVOU EM NADA, NEM FOI CRIADA PARA ISTO ( TÃO SOMENTE PARA MOSTRAR QUE ERA IMPOSSÍVEL O HOMEM ACHEGAR-SE A DEUS POR SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS (  Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:9)

Nestes termos, onde a COMUNHÃO DOS SANTOS É UM REINO DE DEUS QUE ESTÁ EM NOSSA CONVIVÊNCIA, MISERICÓRDIA , SERVIÇO E DESPRENDIMENTO É QUE CONSISTE O NOVO TESTAMENTO.

CONCLUINDO.

Muitas pessoas buscam um REINO DE DEUS  dentro de congregações, muitas pessoas se isolam da família, de amigos, do trabalho em nome de um pretenso Reino de Deus que só existe na cabeça de não esclarecidos. Ficarão surpresos ao descobrirem que este REINO  ja é presente, que já está aqui, que não virá por elementos temporais, cataclísmicos, mas por processos mentais e pela " iluminação da própria consciência. Não é uma questão do Reino chegar, é questão de cada um ABRIR SEU CORAÇÃO PARA O REINO ( E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.
E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do homem, e não o vereis.
E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali. Não vades, nem os sigais;
Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.
Mas primeiro convém que ele padeça muito, e seja reprovado por esta geração. 
Lucas 17:20-25)

Ricardo Padilha D.D.

Um comentário:

  1. O artigo é muito bom. Embora o coletivo fosse de Grande importância, com Jeova chamando Israel de meu filho, crescia a importância dó indivíduo. Os santos, por exemplo, não são mensagens de Deus aos homens, mas mensagens dó homem para Deus.
    Isto da uma dimensão de um lugar de importância que o indivíduo ocupava no plano de Deus.

    ResponderExcluir

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador