segunda-feira, 11 de junho de 2012

Versículo do dia


VERSÍCULO DO DIA: Fatalidades atingem os justos e os injustos

TEXTO BÍBLICO: Eclesiastes 9:1-3: Dediquei o meu coração a refletir a respeito de tudo isto e cheguei à conclusão de que os justos e os sábios e o que eles fazem, estão nas mãos de Deus. Se é amor ou se é ódio, ninguém sabe o que lhe aguarda (Versão Almeida Século 21). 
COMENTÁRIO: Salomão começa este discurso revelando que investigou este assunto com afinco. Suas conclusões parecem pender mais para o fatalismo do que para o positivismo. Segundo ele, por mais sábios e justos que sejamos, a decisão do que ocorrerá no futuro não é nossa, mas de Deus. Entre os eventos fora de nosso controle inclua o que o seu estilo de vida pode provocar mais adiante. Não há garantias de que nossas ações, sejam boas ou más, atrairão o amor ou o ódio. O mundo jaz no maligno, disse Jesus e devemos colocar nossas vidas nas mãos de Deus. 
Nossa fé não promete nos livrar de ocorrências casuais, acidentes fatais ou desastres naturais, nem nos isenta da necessidade de desenvolver habilidades físicas que nos capacitem a escapar delas. Jesus disse que as grávidas, por exemplo, por carregarem um excesso de peso, terão mais dificuldade no momento da calamidade do que as mais leves, mais lépidas e mais fortes (Mas ai das grávidas, e das que criarem naqueles dias! porque haverá grande aperto na terra, e ira sobre este povo. Lucas 21:23). 
A rota de escape é a mesma para justos e injustos e a única garantia que temos é de que um interior fortalecido sofrerá estragos bem menores. Ao invés de nos desanimar, esta perspectiva deveria nos deixar otimistas, pois Salomão não está dizendo aqui que não devemos alimentar a esperança de que ocorram livramentos milagrosos, nem providências divinas inesperadas, mas que a decisão disto está nas mãos de Deus e não nas nossas. Portanto, creia em Deus e se submeta à sua vontade e não ao seu próprio querer. De algum modo que não sabemos, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador