sexta-feira, 15 de julho de 2011

A dor de perder um pet

 

By www.ricardopadilha.in

 

É importante passar por todas as etapas do luto e perceber o momento de dor como normal

Entender o sofrimento e suas etapas de luto é a melhor maneira de tentar atravessar o momento de tristeza causado pela morte de um animal de estimação.

1. Atualmente, e com um crescimento cada vez maior, os animais de companhia são considerados como membros da família.

2. Diante deste cenário, quando ocorre a morte de um animal que amamos, o processo de luto e suas manifestações são vivenciadas pelos proprietários de uma forma intensa.

3. A morte de um pet pode ser tão devastadora quanto a perda de um ser humano e não deve ser tratada de maneira trivial. Ao médico veterinário cabe estar preparado para lidar com as mais diferentes emoções desencadeadas pelo elo que se desfaz e identificar os problemas que ocorrem nesse processo e prevení-los ou amenizá-los da melhor forma possível.

4. A tristeza ou depressão nos invade o coração. Sentimos angústia, choro, nó na garganta, necessidade de isolamento, sensação de falha, enfim, todas etapas do luto.

5. O luto é uma resposta natural a qualquer perda importante em nossas vidas.

6. A morte de um animal de estimação significa que nos foi retirada a fonte de um amor incondicional.

7. Dividir o luto em fases ajuda a compreender que o que vivenciamos é normal. Choque e negação (não aceitamos a dura realidade da morte); raiva (acompanhada de sentimento de culpa); depressão (nesta fase nos sentimos inúteis, cansados, desesperançados), aceitação e resignação.

8. É importante o médico veterinário estar preparado para dar suporte emocional aos proprietários nesses momentos dolorosos.

9. Já dizia Eugene O’neil: “Cães e gatos são animais mais sábios que os homens. Eles não desperdiçam seus dias acumulando propriedades, nem perdem o sono se preocupando em como manter os bens que possuem, ou como obter coisas que não tenham. Eles não têm nada de valor para deixar em testamento, somente amor incondicional e verdadeiro e sua lealdade.”

10. Esta coluna é uma homenagem ao meu cãozinho, Jade falecida na última quarta com um coágulo no coração. Para ele a alegria de saber que teve uma vida cheia de amor e brincadeiras e uma lágrima pela saudade imensa que tomou o meu coração com sua partida, foram 3 meses lindos em nossa vida

Ricardo e Patrícia.

 

Base – Jornal O POVO

2 comentários:

  1. Depoimento emocionante! Parabéns pela sensibilidade expressada nas vossas palavras!
    Sonia Costa

    ResponderExcluir
  2. http://szimagens.blogspot.com.br/
    IMAGENS DE REFLEXÃO!

    ResponderExcluir

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador