quarta-feira, 8 de junho de 2011

SISTEMA DE TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUAIS NA SUICA


Por Rita Seuret

Advogada e Consultora Ambientalista

www.3day-ecological.com



Água, um recurso a ser preservado a todo custo. É através da água que a vida na Terra é possível.



O tratamento de águas residuais na Suiça atingiu um nível excelente e as infra-estruturas de saneamento (gasodutos, estações de tratamento de água, lagoas de águas pluviais, etc.) tem melhorado a qualidade da água.


O principal desafio hoje é garantir um tratamento de águas residuais sustentável e melhorar continuamente os sistemas de tratamento.


Na Suíça, higiene e água potável não representam qualquer problema, em virtude dos altos padrões que são apreciados e as técnicas utilizadas, conforme os padrões e regulamentos internacionais da ONU.


97% da população vivem em habitações ligado a tubos. O acesso ao sistema de esgoto é muito desenvolvido, mas é constantemente mantido e atualizado.


A manutenção do saneamento de tubulações e estações de tratamentos de esgoto é feita regularmente, de modo a contribuir para a saúde da população e a proteção da água.


A Suíça tem cerca de novecentas estações de tratamento de esgotos urbanos.


O princípio da causalidade (princípio do poluidor pagador) está inscrito na lei federal, sobre proteção da água, desde 1991 e, estipula que aqueles que produzem águas residuais são responsáveis pelo seu recolhimento e tratamento.


Impostos cobrados pelas autoridades locais devem ser suficientes para cobrir os custos totais. A manutenção, modernização e substituição das instalações estão incluídos, porém os mesmos não são cobrados em todos os lugares do País.


40% da população do mundo vivem sem saneamento básico: uma das consequências mais graves da mortalidade infantil.


É por isso que a Suíça tem sido envolvida por muitos anos, em projetos de ajuda ao desenvolvimento, no campo da saúde e do saneamento.


Um comentário:

  1. Bom eu moro em minas Gerais na cidade de belo horizonte, onde o fornecimento de agua e recebimento de esgoto é feito pela copasa, se fala muito em tratamento do esgoto mas eu nunca vi eles tratarem das tubulações e galerias de esgotos, onde temos grandes indíces de ratos, baratas e etcs , animais que entram em nossas residências e são causadores de doenças, pois o serviço é cobrado todo mês na conta, alguém saberia me dizer porque não se faz esta manutenção ?

    ResponderExcluir

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador