quarta-feira, 1 de junho de 2011

MENTES BRILHANTES... E SOLITÁRIAS...




Solitárias?... Nem sempre!....

Geralmente consideramos como normais, as pessoas que conseguem interagir socialmente, sem grandes dificuldades e de forma “aceitável”, no grupo em que estão inseridas. A sociedade marginaliza todos os que não conseguem desenvolver uma convivência social mínima aceitável, tanto em seu ambiente familiar, quanto em seu trabalho, escola ou lazer. Não temos “tempo” para identificar os motivos de tais comportamentos arredios e esquecemos que na maioria das vezes, num futuro muito próximo, poderemos sofrer consequências irreversíveis de nossas atitudes omissas para com esses comportamentos extranhos e inexplicáveis.
Quando ampliamos nossa bagagem de conhecimento, enfrentamos bastante resistência em nós mesmos, ao nos deparar com situações nas quais precisamos transmitir o que aprendemos, principalmente àquelas pessoas de raciocinio limitado pois demonstram dificuldades em acompanhar e assimilar nossa linha de pensamento.
Humanamente falando, o crescimento em conhecimento é inversamente proporcional à nossa disposição de compartilhar o que aprendemos com pessoas de raciocinio lento. O mais interessante, é que para Deus, em relação aos seres que criou, essa proposição não é válida, pois Ele está sempre disposto a nos transmitir Seu conhecimento, independentemente da nossa capacidade de assimilação ou não. Ele nunca esmorece e nunca se cansa, por mais que O questionemos, buscando compreender Suas ações.
Sendo a própria Sabedoria, Deus nunca esteve solitário ou isolado, mas desde sempre permanece rodeado de anjos, querubins, serafins e outros seres celestiais, inclusive os seres vivos que criou, dos quais recebe constante veneração. No principio da criação do homem, este também O venerava e O respeitava de forma incondicional, pois O reconhecia como fonte absoluta do conhecimento; lamentavelmente, a partir do momento em que o homem se deu conta que estava de posse da razão e do livre-arbítrio, entendeu que não mais teria o que ”aprender”, mas que sozinho encontraria as respostas para suas indagações. Esse distanciamento do homem para com Deus, trouxe sérios prejuízos, não apenas para a humanidade, que poderia já estar usufruindo de maiores confortos tecnológicos e científicos, mas também para a natureza e para o cosmos.
Deus nunca abandonou os seres que criou, mas sempre procurou chamá-los para si para que não se precipitassem em seus novos experimentos e acabassem prejudicando o equilibrio ecológico do Universo. Essa distância existente entre Deus (conhecimento absoluto) e o homem (conhecimento limitado), tem sido sempre alimentada pelo orgulho do homem em se recusar a reconhecer, que ainda tem muito o que aprender, e que por mais que se esforce para isso, nunca conseguirá alcançar o conhecimento em sua plenitude, pois existe um Ser Supremo que detém o controle de todas as coisas que existem nos céus e na terra.
Todos nós temos um potencial intelectual que poderia ser liberado através da imaginação, porém desde pequenos somos cerceados pela sociedade, a não pensar e aceitar as “verdades” existentes como inquestionáveis. Aprendemos a ser conformistas e mentalmente inertes, pois pensar incomoda nossos superiores. Ao longo da vida vamos estocando informações em nosso cérebro e não sabemos o que fazer com elas; não encontramos espaço para reinterpretá-las e reinventá-las de forma mais otimizada.
Quando fazemos muitas perguntas, somos vistos como insubmissos e perturbadores da ordem pública. Quando queremos saber “demais”, somos considerados “anormais”. Na maioria das vezes, essa pressão se torna tão forte, que acabamos por nos conformar com o que sabemos e aprendemos, e paramos de buscar novos conhecimentos; somos forçados a atrofiar nossa capacidade de sonhar, criar e reinventar. Porém, não foi isso que Deus planejou para o ser humano que criou.
Com a democratização do acesso virtual, por mais que se tentem boicotar o conhecimento, ele está cada vez mais disseminado e disponível para ser acessado por quem tiver curiosidade e interesse em saber mais. Creio que já está começando a acontecer a profecia bíblica, descrita em Isaias 11:9 “Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” No contexto desse versículo entendemos que o conhecimento será disseminado igualitariamente a todos os povos, de forma que ninguém dominará mais ninguém pelo fato de saber mais, ou saber menos.
Não podemos considerar que nossos pensamentos sejam verdadeiros, mas sim, apenas interpretações subjetivas do conhecimento que já adquirimos, interligado com as experiências vivenciadas. Somente Deus possui o conhecimento absoluto; é por isso que nós, seres humanos e mortais precisamos ser mais flexíveis nas verdades que defendemos. Somente os inseguros é que têm medo de serem questionados em suas verdades, pois sabem que poderão mudar de opinião e terão que dar satisfação de suas novas atitudes.
Mudar de opinião provoca dores emocionais e existenciais; por isso que estamos sempre fugindo de todo e qualquer tipo de mudança, porque na verdade, estamos fugindo mesmo, é do sofrimento que isso poderá desencadear em nossas vidas. Não nos damos conta porém, de que nossas omissões estão provocando o sofrimento daqueles com quem convivemos e acabamos sendo tanto vilões, como vítimas de nós mesmos.
O Deus Criador, detentor do Conhecimento absoluto, é a própria Sabedoria e também possui uma “Mente Brilhante”. Não “esconde” seu conhecimento e nem receia em compartilhá-lo com o ser humano que criou. Também não usa Seu poder ou conhecimento para nos chantagear, ou mesmo nos intimidar. Pelo contrário, desde sempre nos apresentou o Bem e o Mal, a Verdade e a Mentira, a Vida e a Morte em sua essência, e nos aconselhou a que seguíssemos o caminho do Bem e da Verdade e da Vida, para que vivêssemos eternamente. Apesar dEle conhecer o fim que terão, todos os que escolherem o caminho do Mal e da Mentira e da Morte, nunca deixou de amá-los e chamá-los constantemente, para que saibam que somente nesta vida, até antes do último suspiro, terão oportunidade de mudarem o rumo de seu destino.
Todos sabemos que a única coisa certa nesta vida é a morte. Enquanto temos vida sempre teremos oportunidade de decidirmos onde passaremos a eternidade: se com Deus, escolhendo o Bem, a Verdade e a Vida, ou se longe dEle, se escolhermos o Mal, a Mentira e a Morte.
Sejamos como nosso Deus Criador que mesmo tendo “Mente Brilhante”, nunca esteve e nem nunca estará só. Compartilhemos o que temos aprendido e também estejamos abertos a ouvir nossos semelhantes que pensam de forma diferente. Todos nós temos uma vida e uma experiência para compartilhar. Fomos formados para viver em sociedade e não em feudos. Podemos sim, contribuir para a implantação da paz que tanto desejamos.
“Que a Graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Amor de Deus Nosso Pai e as Consolações do Espírito Santo de Deus, sejam com todos, desde agora e para sempre! Amém!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é bem vindo e seus comentários são importantes para nós.
Foi encaminhado para o moderador